quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

a história da lavagem pink

Para estudar conservação o foco do estudo é geralmente o próprio meio ambiente e não as pessoas que devem conservá-lo. Eu tenho uma teoria (não é bem assim "minha teoria" né, tem um punhado de gente falando disso por aí), de que considerar a complexidade do ser humano, pricipalmente seu sentimento de insignificância entre todos os outros tantos bilhões de seres humanos, é tão importante quanto ter conhecimentos específicos sobre processos ecológicos quando se quer que essa pessoa “insignificante” faça alguma coisa para melhorar a qualidade de vida do planeta. Mas esse não é o foco do texto, eu só comecei a falar de meio ambiente por que de alguma forma tudo está relacionado, mas o que eu quero contar mesmo é algo que aconteceu recentemente enquanto eu estava fazendo uma atividade rotineira e insignificante.

A preguiça não é um fenômeno estudado em assuntos de ecologia, eu sei, mas a minha preguiça me faz de alguma forma contribuir com a economia de água e energia no planeta, como? Eu por muita preguiça decido lavar minha roupa quase que só quando eu não tenho mais nada limpo pra vestir. Conclusão: eu coloco um monte de roupas ao mesmo tempo e utilizo a máquina de lavar em sua capacidade máxima o que é comprovado como sendo uma maneira de economizar água e energia.

Essa conduta porém, pode deixar de ser ecologicamente correta quando você - ser humano, imperfeito, preguiçoso, desatento, apaixonado, ansioso, entediado, apressado, esfomeado e todas as outras infinitas características possíveis - coloca também para lavar no meio de todas as outras roupas um cachecol vermelho. Para tentar devolver as suas roupas uma cor que ainda te permita passar despercebido em público você não somente reenxágua todas as peças como também utiliza água quente para a tarefa- o que debita na sua pegada ecológica água e energia em dobro... em triplo, e em quantos mais reenxágues forem necessários. Mas não adianta... aquilo foi uma cagada imensa e você ferrou mesmo com a sua camiseta preferida, e acabou de ver no google que água quente, na verdade, só serve para fixar manchas...pata que parel!!

Essa sensação de estupidez é inexplicável. E é melhor tentar esquecer o que aconteceu…se você for esperto vai esquecer rápido e pode até dar risada. Se for dessas pessoas apegadas demais as coisas materiais vai se torturar com o erro e mesmo assim as camisetas vão continuar pink. Um bom jeito é fingir que isso já aconteceu faz muito tempo e que você nem lembra mais daquela blusinha que era o seu xodó...uma hora ou outra você não ía ligar mais pra ela mesmo. E considerar que em se tratando de meio ambiente, e nas pequenas atitudes que nós queremos que todos tenham para conservar a natureza, temos que considerar também essa vastidão de pequenos erros e sentimentos complexos que estão presentes na gente… em qualquer bobeira que a gente faça.